Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19288
Título: Na ordem do empoderamento feminino religioso através d'As Brumas de Avalon: o Gamo-Rei
Autor(es): Oliveira, Daniel Ferreira de
Palavras-chave: Discurso de poder
As Brumas de Avalon
Religião Cristã
Data do documento: 2018
Resumo: Analisar discurso, é buscar identificar e, ao mesmo tempo, compreender as ideologias implícitas em determinada produção discursiva. Todo discurso está dotado de interpelações pessoais que são deixadas, naturalmente, enquanto se fala ou se escreve sobre algo. Neste campo de pesquisa, há a possibilidade de pesquisar sobre discursos reais proferidos por pessoas, por exemplo, políticos, jornalistas, etc., assim como, os discursos das personagens em se tratando do campo da literatura. Propomos neste Trabalho de Conclusão de Curso, analisar e interpretar os discursos de poder das personagens Morgana e Gwenhwyfar no romance “As Brumas de Avalon: o gamo-rei” de Marion Zimmer Bradley, sobre o Rei Artur, no que se refere ao discurso de empoderamento religioso da antiga religião de Avalon pela personagem Morgana, e da religião cristã pela personagem Gwenhwyfar. Nossa fundamentação teórica baseia-se em nos trabalhos de Foucault (1996), Maingueneau (2015), Revel (2005), Campbell (1990) e Barros (2001). A análise nos mostrou que no texto da Marion, que de acordo com nossas deduções iniciais, em todo o romance há uma disposição por parte das personagens em afirmar a sua religião e sua crença no reino da Bretanha, entretanto, a religião cristã obtém êxito, em virtude da força de persuasão da personagem Gwenhwyfar sobre o Rei Artur e, assim, o reino de Camelot é efetivado como cristão e a antiga religião de Avalon é, profundamente, enfraquecida.
Descrição: OLIVEIRA, D. F. de. Na ordem do empoderamento feminino religioso através d'As Brumas de Avalon: o Gamo-Rei. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19288
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Ferreira de Oliveira.pdfPDF - Daniel Ferreira de Oliveira2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.