Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Aline Fernanda Souto Costa-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:01:35Z-
dc.date.available2013-09-20T12:01:35Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 370.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1928-
dc.descriptionSilva, A. F. S. C. Nas memórias de professoras: redes de saberes que representam a história da educação em Cubati. 2012. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA realização deste trabalho evidencia memórias de mulheres, numa perspectiva do campo educacional, trazendo suas histórias de vida para apreender como eram suas práticas educativas no cotidiano de suas vivências. O objetivo do nosso trabalho é problematizar sobre a história de vida e memórias de professoras de Cubati, ressaltando a partir de suas histórias, a História da Educação no município. Nossa proposta é identificar os elementos constituintes da história do município, bem como, compreender como era a vida na escola e os desafios da docência a partir de suas narrativas. Como abordagem metodológica, utilizamos a História Oral que teve como especificidade investigar a vida profissional de professoras que atuaram na educação do município. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Cubati, com professoras do fundamental I, com o uso de entrevista que teve a finalidade de captar, através das narrativas de histórias de vida das professoras, como na trajetória da educação cubatiense elas fizeram parte de seu contexto. Como referencial teórico que utilizamos na realização desse estudo, estão os trabalhos de Castanho (2010), Veiga e Fonseca (2008), Gonçalves (2006), Louro (1997 e 2010), Scott (1995), Duran (2007), Pollak (1992), Cardoso (2011), Souto (S/d), dentre outros. Esperamos com este estudo, desenvolver reflexões significativas, voltadas à esfera educacional e de gênero, uma vez que é de expressiva relevância para a História da Educação e da mulher brasileira, investigar sobre vida de professoras que exerceram a docência, compondo mais de meio século a História da Educação, através de suas ações educativas, direcionadas à formação de sujeitos sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina Aragão de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessoras - Histórias de vidapt_BR
dc.subjectCubati/PBpt_BR
dc.titleNas memórias de professoras: redes de saberes que representam a história da educação em Cubatipt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Fernanda Souto Costa Silva.pdfAline Fernanda Souto Costa Silva6.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.