Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1929
Título: O brincar na educação infantil: um espaço para construir e compartilhar conhecimentos
Autor(es): Silva, Zilra Aires da
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincar
Atividade Lúdica
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Estudos mostram que através da relação com o brincar ocorre um amplo e significativo desenvolvimento infantil com as diversas dimensões do conhecimento: cognitivo, lingüístico, social, emocional, físico e com a aprendizagem. O presente artigo tem o objetivo de discutir e refletir concepções e práticas lúdicas na educação infantil, a partir de estudos desenvolvidos e de um relato de experiência decorrente do desenvolvimento de um Projeto de Atuação e Investigação Docente - PAID, ocorrido durante o cumprimento do componente curricular Prática Pedagógica IV, no curso de Pedagogia da UEPB. O mencionado projeto - intitulado: Brincadeiras Populares - corresponde ao desenvolvimento da nossa ação docente, na condição de professora estagiária, na formação em Educação Infantil. Esse artigo é considerado resultado de uma pesquisa de caráter qualitativa e do tipo pesquisa-ação, desenvolvida numa instituição pública de educação infantil, localizada na cidade de Campina Grande - PB, precisamente em uma turma da Pré-Escola, denominada de “Pré – I”, constituída por crianças entre 03 e 04 anos de idade. O processo investigativo ocorreu, inicialmente, através de observações. Posteriormente, através da nossa própria atuação enquanto estagiária, com a vivência do PAID. O processo investigativo e os estudos decorrentes nos fizeram ver e refletir como a brincadeira, durante muito tempo, e ainda hoje, não é vista com bons olhos por pais em salas de aulas, e até mesmo por professores de educação infantil. No entanto, a prática do estágio nos mostrou que a brincadeira no espaço escolar, se for bem planejada e realizada junto a uma boa estratégia de ensino, pode ser um dos melhores caminhos da ação docente, de forma a garantir um favorável desenvolvimento da criança, a partir de construções e da partilha de conhecimentos, que otimizem aprendizagens.
Descrição: Silva, Z. A. da. O brincar na educação infantil: um espaço para construir e compartilhar conhecimentos. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1929
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zilra Aires da Silva.pdfZilra Aires da Silva426.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.