Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19291
Título: Letramento literário a partir do texto "A última crônica" de Fernando Sabino: uma proposta para o ensino fundamental II
Autor(es): Silva, Jusieux Santos da
Palavras-chave: Letramento
Literatura
Ensino fundamental
Data do documento: 2018
Resumo: O artigo possui como objetivo geral apresentar uma proposta de letramento literário a partir do texto "A Última Crônica" de Fernando Sabino para o Ensino Fundamental II. Apresenta como objetivos específicos: discutir sobre a escola e o seu papel no processo de letramento; apresentar um panorama do nível de alfabetização do brasileiro na atualidade e diferenciar alfabetização e letramento. O interesse por essa temática se justifica pelo fato de que muitas vezes, um aluno sabe decodificar o texto literário, mas não consegue inferir uma relação desse texto como o mundo, com a sua própria realidade. Sobre o autor Fernando Sabino, destaca-se o seu olhar sensível e empático. A escolha pelo texto “A última crônica”, se deu pelas próprias características do gênero da crônica. O letramento possui grande importância enquanto proposta para a formação de crianças e adolescentes leitores, hábeis no entendimento do seu universo e do outro, capazes de respeitar e perceber o mundo a partir de registros de sua sensibilidade e subjetividade. O espaço escolar, embora não seja o espaço exclusivo de desenvolvimento e estímulo à formação desses hábitos e desenvolvimento de competências literárias, é sem dúvidas, o espaço privilegiado e naturalmente portador dessa missão, à qual precisa se juntar toda a sociedade. A metodologia escolhida para isso, foi a revisão bibliográfica, na qual, os principais autores utilizados foram Freire ( 2008), Barthes (2002), Soares (2012), Cosson (2014), entre outros.
Descrição: SILVA, J. S. da. Letramento literário a partir do texto "A última crônica" de Fernando Sabino: uma proposta para o ensino fundamental II. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19291
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jusieux Santos da Silva.pdfPDF - Jusieux Santos da Silva3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.