Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19298
Título: A construção de alguns sólidos geométricos no 3º ano do Ensino Médio
Autor(es): Souza, Karina Martins de
Palavras-chave: Geometria
Materiais manipuláveis
Sólidos Geométricos
Data do documento: 26-Out-2017
Resumo: Esta produção científica mostra resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma turma do 3ª ano do Ensino Médio, cujo momento de operacionalização foram as aulas de Geometria. Seu objetivo é investigar o uso de materiais manipuláveis para construção de alguns sólidos geométricos por 11 alunos de uma escola estadual da cidade de Maturéia, Paraíba. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo pedagógica (LANKSHEAR e KNOBEL, 2008). O trabalho de campo ocorreu em três momentos: aplicação de um teste de sondagem; construção de alguns sólidos geométricos; e discussão sobre as construções realizadas mediante algumas perguntas que culminou em um ambiente dialógico. O estudo busca apoio teórico a partir de autores como Lorenzato (2006; 1995), Pavanello (1993), Abrantes (2006), os quais discutem sobre os processos de ensino e aprendizagem de Geometria. Apresenta algumas considerações sobre o uso de materiais manipulativos nas aulas de Geometria na visão de alguns pesquisadores que acreditam nesse recurso quando este é usado de forma intencional, com vista a alcançar o aprendizado dos discentes. Concluímos que a construção de alguns sólidos geométricos por meio de materiais manipulativos facilitou a compreensão dos conceitos geométricos explorados. Evidenciamos também que os alunos, ao trabalhar com recursos dessa natureza, se envolvem, participam ativamente e aprovam aulas que atribuam significados ao que fazem em sala.
Descrição: SOUZA, K. M. A construção de alguns sólidos geométricos no 3º ano do Ensino Médio. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19298
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karina Martins de Souza.pdf6.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.