Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Alexandra Araújo Arimatea | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T17:54:48Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T17:54:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19301 | - |
dc.description | MARQUES, A. A. A. O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: análise da realidade de uma escola pública. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo analisa as práticas de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao trabalho com o Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana. A pesquisa procurou compreender se as atividades/conteúdos desenvolvidas pela gestão e professores sobre a cultura negra tem contribuído para promover a valorização, bem como a construção de saberes na escola, em consonância com o Projeto Político Pedagógico e enquanto a presença/ausência de contemplação do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Com o objetivo de analisar a realidade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana numa escola pública de ensino fundamental visando à constituição de uma identidade social no cidadão, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica, com a utilização de questionários aplicados a 12 profissionais, sendo eles 09 professores e 3 coordenadores. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que 50% dos professores ouviu falar sobre a Lei 10.639/03; que para 82% a efetivação da lei não ocorre por preconceito ou falta de informação e que para 18% é possível implementar os conteúdos relativos ao tema em pesquisa. Diante desses dados podemos perceber que a ação do professor no cotidiano escolar é de suma importância no rompimento das práticas que não contemplam a participação da cultura e história da África, dos afrodescendentes e suas relações raciais no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nádia Farias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: análise da realidade de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexandra Araujo Arimatea Marques.pdf | 4.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.