Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Ana Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T17:56:06Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T17:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19304 | - |
dc.description | ALMEIDA, A. M. S. Leitura nos anos iniciais. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aponta para a importância da leitura no desenvolvimento da criança com ênfase nos anos iniciais, bem como a importância de uma gestão eficiente na qualidade do ensino. A presente pesquisa intitulado A leitura nos anos iniciais tem como objetivo objetivo geral analisar a prática de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos compreender os processos de aquisição da leitura; Identificar dificuldades no ensino e aprendizagem da leitura e refletir sobre a importância da leitura na formação dos alunos. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de acordo com a classificação de Gil (2009). Como procedimentos metodológicos referentes a pesquisa bibliográfica apresentamos: escolha e seleção do tema; elaboração do plano de trabalho; localização das obras de referência da temática em estudo; análise e interpretação crítica do material coletado e redação ou elaboração da monografia. Como principais referências teóricas para este trabalho citamos Ângela Kleiman, Marisa Lajolo; Luís Carlos Cagliari, além dos documentos oficiais entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Referenciais Curriculares. A leitura tem um papel relevante e contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, compreender a relação entre a fala e a escrita e favorecer a aprendizagem das determinações sobre a escrita. Os resultados obtidos servem para diagnosticar a realidade da nossa educação e a grande necessidade de investimento na formação de um leitor crítico proficiente, tão precioso em nossa sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nádia Farias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Leitura nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Maria da Silva Almeida.pdf | 6.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.