Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Catarina Brilhante | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T17:56:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T17:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19306 | - |
dc.description | GOMES, C. B. Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na Educação Infantil, tanto a leitura quanto a escrita precisam ser trabalhadas de forma lúdica e prazerosa fazendo com que as crianças desde pequenas compreendam a importância e a função social da leitura e da escrita. Este trabalho teve como objetivo geral discutir estratégias metodológicas que estimulam o desenvolvimento da leitura e escrita na Educação Infantil. Como objetivos específicos: analisar o conceito de consciência fonológica, estabelecendo a diferença entre esta e a consciência fonêmica, além de conhecer as orientações legais e acadêmicas para o trabalho pedagógico com a leitura e escrita na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de natureza teórica e empírica, apresentando relato de experiência pedagógica desenvolvida com uma criança de pré-escola. Em linhas gerais observou-se a importância de o professor reconhecer que há possibilidades de crianças menores de seis anos ampliarem suas habilidades de uso da linguagem escrita nas situações de seu cotidiano se estimuladas a vivenciarem situações diversificadas de contato com a escrita. É relevante assim que o docente trabalhe com atividades lúdicas que explorem, por exemplo, rimas e aliterações como músicas populares e parlendas favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica do educando. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lidiane Rodrigues Campelo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Treino fonológico | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Catarina Brilhante Gomes.pdf | 10.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.