Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Catarina Brilhante-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:56:56Z-
dc.date.available2019-05-13T17:56:56Z-
dc.date.issued2015-07-25-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19306-
dc.descriptionGOMES, C. B. Possibilidades de leitura e escrita na educação infantil. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNa Educação Infantil, tanto a leitura quanto a escrita precisam ser trabalhadas de forma lúdica e prazerosa fazendo com que as crianças desde pequenas compreendam a importância e a função social da leitura e da escrita. Este trabalho teve como objetivo geral discutir estratégias metodológicas que estimulam o desenvolvimento da leitura e escrita na Educação Infantil. Como objetivos específicos: analisar o conceito de consciência fonológica, estabelecendo a diferença entre esta e a consciência fonêmica, além de conhecer as orientações legais e acadêmicas para o trabalho pedagógico com a leitura e escrita na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa de natureza teórica e empírica, apresentando relato de experiência pedagógica desenvolvida com uma criança de pré-escola. Em linhas gerais observou-se a importância de o professor reconhecer que há possibilidades de crianças menores de seis anos ampliarem suas habilidades de uso da linguagem escrita nas situações de seu cotidiano se estimuladas a vivenciarem situações diversificadas de contato com a escrita. É relevante assim que o docente trabalhe com atividades lúdicas que explorem, por exemplo, rimas e aliterações como músicas populares e parlendas favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica do educando.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lidiane Rodrigues Campelo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectTreino fonológicopt_BR
dc.titlePossibilidades de leitura e escrita na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Catarina Brilhante Gomes.pdf10.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.