Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Edna Maria Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T18:00:17Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T18:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19311 | - |
dc.description | DIAS, E. M. M. Análise da contação de história e sua importância no processo ensino aprendizagem na educação infantil. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contação de histórias é um dos meios mais antigos de interação humana, usada desde os primórdios da humanidade para, por meio da linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação, a fantasia e transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Por meio das histórias orais, adultos e crianças conseguiram conhecer e ainda conseguem conhecer o mundo em que vivem, tomam o gosto pela leitura, pois ficam curiosos em conhecer mais profundamente o que lhe é transmitido e ou adquirir novas informações aos seus conhecimentos. Partindo destas pressuposições, o presente trabalho pretende analisar a opinião das professoras da educação infantil, sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento da imaginação das crianças e na formação de novos leitores. Para alcançar este objetivo,foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, na cidade de Patos – PB com professores da educação infantil, através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas relativas ao tema. Com a pesquisa procuramos mostrar como o pedagogo pode inserir a narração de histórias na sala de aula, a fim de desenvolver em seus alunos o interesse pela leitura, a apropriação da linguagem formal e a construção de conhecimentos. Os dados levantados mostraram que as professoras percebem a importância da contação de história para as crianças, mas demonstram também que elas gostariam de ser auxiliadas por um profissional da área ou seja, alguém que domine a técnica de contação de história, bem como espaço mais adequado que não fosse somente a sala de aula para trabalhar essa atividade com as crianças, pois só assim desenvolveriam com mais qualidade o trabalho de contação de história e esta ferramenta tão importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças alcançaria seu intento de forma mais eficaz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mary Delane Gomes de Santana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.title | Análise da contação de história e sua importância no processo ensino aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edna Maria Monteiro Dias.pdf | 4.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.