Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Girlene Nóbrega de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T18:12:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T18:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-25 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19314 | - |
dc.description | MEDEIROS, G. N. Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino regular constitui o tema abordado neste trabalho monográfico, que objetiva refletir acerca da inclusão educacional no processo ensino-aprendizagem. Adotou-se como metodologia a pesquisa o estudo de caso, conforme Gil (2002) e foi baseado nas reflexões de Mantoan (2006), Xavier (2002), Figueira (2011), entre outros. A pesquisa revelou que o processo de inclusão tem como meta assegurar às pessoas com deficiências uma aprendizagem mais significativa, desenvolvendo habilidades de acordo com suas limitações. Evidenciou-se assim a importância da escola como espaço no convívio social e do respeito à diversidade, bem como a relevância da formação de profissionais de educação para garantir a aprendizagem a todos os alunos com ou sem deficiências. Analisou-se ainda que esse processo pode ser efetivo com professores bem formados, competentes e compromissados com uma prática pedagógica de qualidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso sobre inclusão educacional: possibilidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Girlene Nóbrega de Medeiros.pdf | 8.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.