Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19321
Título: Processo de sensibilização/conscientização ambiental para a comunidade e visitantes da Cachoeira de Ouricuri, Pilões/PB
Autor(es): Pessoa, Maria Dannielly Viana
Palavras-chave: Sensibilização ambiental
Preservação
Turismo
Data do documento: 2018
Resumo: A Cachoeira de Ouricuri está inserida na Serra do Espinho, que são elevações situadas na vertente oriental do Planalto da Borborema, na área ocupada pelo município de Pilões/PB, em direção ao município de Cuitegi/PB. Apesar de ser um ambiente ocupado por uma pequena comunidade, que proporciona a produção agropecuária via agricultura familiar, mantêm ainda resquícios de floresta e animais silvestres, sendo também detentora de um grande potencial turístico, no entanto essa área possui diversas e instabilidades sociais, econômicas e ambientais que merecem ser estudadas pelo conhecimento científico. Neste contexto, a pesquisa objetivou desenvolver um processo de conscientização e sensibilização com a comunidade de Ouricuri Pilões–PB, visitantes e turistas oriundos de outras regiões, tendo como base atividades socioeducativas que buscam contribuir para uma maior divulgação e preservação de suas potencialidades turísticas, além de alertar das necessidades de investimentos por parte do poder local e órgãos competentes no complexo cachoeira do Ouricuri. As metodologias utilizadas foram o levantamento bibliográfico, o reconhecimento de campo, o levantamento e mapeamento da trilha e atividades voltadas para o despertar de uma conscientização/sensibilização ambiental na comunidade local, além disso, realizou-se uma entrevista semiestruturada que continha 15 perguntas objetivas direcionadas aos turistas da cachoeira, onde 40 pessoas responderam ao questionário. Foram realizadas também, atividades de contato e diálogo com a população e com os turistas através de ações socioeducativas, buscando mostrar o potencial geoambiental da área e a importância da conservação do ambiente natural que ainda possuem. Os resultados obtidos preliminarmente nos apontam que após as ações socioeducativas realizadas, os moradores vêm valorizando o seu potencial natural e social, procurando desenvolver o turismo rural ecológico, com várias atividades que envolvem todas as famílias, utilizando da gastronomia local, das caminhadas pela mata e dos banhos na cachoeira, além do trabalho de conscientização com os turistas que estão sendo realizados na própria comunidade.
Descrição: PESSOA, M. D. V. Processo de sensibilização/conscientização ambiental para a comunidade e visitantes da Cachoeira de Ouricuri, Pilões/PB. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19321
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Dannielly Viana Pessoa.pdfPDF - Maria Dannielly Viana Pessoa3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.