Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19326
Título: A teoria dialógica da linguagem e os gêneros do discurso: o uso das charges para ensino de leitura em língua inglesa
Autor(es): Medeiros, Jhônattas de Lima
Palavras-chave: Teoria dialógica da linguagem
Gênero
Ensino
Leitura
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo se insere na linha de pesquisa de processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi discutir as relações dialógicas e dos gêneros do discurso, de acordo com as concepções teóricas de Bakhtin e do círculo Bakhtiniano e da análise de autores estudiosos dessas teorias, com o intuito de favorecer uma prática pedagógica mais moderna e eficaz dentro do âmbito escolar. Realizamos essa discussão incluindo os conceitos de enunciado, enunciação, o eu e o outro, gênero do discurso, entre outras, como as concepções de ensino, por exemplo. Destacamos a concordância dos autores na formação do eu e como sujeito enunciador, e da influência do outro no momento do discurso. Esses discursos são objeto de análise deste trabalho que optou pelo uso do gênero charge, para exemplificar a função sintática dos advérbios, a contextualização e a interpretação dos textos abordados. Nossos dados foram gerados, exclusivamente, a partir da análise de quatro charges.
Descrição: MEDEIROS, J. de L. A teoria dialógica da linguagem e os gêneros do discurso: o uso das charges para ensino de leitura em língua inglesa. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19326
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jhônattas de Lima Medeiros.pdfPDF - Jhônattas de Lima Medeiros3.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.