Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19328
Título: A importância do letramento no contexto de uma escola pública de Guarabira
Autor(es): Cardoso, Maria de lourdes
Palavras-chave: Letramento escolar
Leitura
Escrita
Data do documento: 2018
Resumo: A escola deve preparar o aluno para que tenha um bom desempenho em suas práticas cotidianas de leitura e escrita para além de seus muros. Para tanto, entre outros fatores, devem existir abordagens voltadas para o letramento. O presente estudo tem por objetivo identificar as práticas de letramento existentes em uma escola pública de Guarabira-PB e analisar sua importância para os sujeitos envolvidos. O referencial teórico fundamenta-se em estudos acerca de conceitos de letramento, de leitura e escrita de autores como SOARES (2003), KLEIMAN (2005), ROJO (2009), entre outros. Nos apoiamos também em estudos de autores que discutem a função social da escola, como SAVIANI (1995), DUARTE (2016), e em estudiosos voltados para o estudo da linguagem no que diz respeito à leitura e à escrita, tais como ANTUNES (2003), entre outros. Nossa metodologia foi a analítico-interpretativa. O desenvolvimento da pesquisa deu-se em uma escola de ensino fundamental e médio com alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio já que são séries de conclusão de etapa da educação básica. Aplicamos um questionário sobre as práticas de leitura e de escrita existentes no contexto escolar e realizamos observações de aula. Os resultados da pesquisa apontaram que existem abordagens na perspectiva do letramento no ensino de leitura e de escrita no contexto escolar, mas que, predomina a prática do ensino de Língua Portuguesa voltado para o conhecimento de regras gramaticais, privilegiando o exercício de memorização, reduzindo as atividades de leitura e escrita ao estudo de palavras e frases descontextualizadas. E por ser o mais importante espaço de letramento, a escola deve ofertar muito mais, ela tem a responsabilidade de ofertar aos alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício de sua cidadania.
Descrição: CARDOSO, M. de L. A importância do letramento no contexto de uma escola pública de Guarabira. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19328
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes Cardoso.pdfPDF - Maria de Lourdes Cardoso2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.