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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Milene Trajano da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:02:33Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:02:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1932 | - |
dc.description | Silva, M. T. da. Reflexões de profissionais da educação acerca do plano de desenvolvimento da escola. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O PDE-Escola é uma ferramenta de planejamento estratégico que está presente nas escolas públicas brasileiras desde 1998. Originado no contexto das reformas educacionais dos anos 90, o referido plano foi uma das medidas adotadas para melhorar a qualidade da educação brasileira, em especial das escolas públicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva conhecer e analisar as reflexões de profissionais da educação acerca do processo de elaboração e implementação do PDE-Escola, recorrendo ao estudo de caso como orientação metodológica. Teve como motivação a vivência do estágio supervisionado em Gestão Educacional II, que possibilitou o surgimento de várias reflexões e questionamentos acerca desse plano, e teve como campo empírico uma escola da rede municipal da cidade de Juazeirinho/PB, onde foram entrevistadas nove profissionais da educação que atuam na escola e que participaram do processo de elaboração e implementação do PDE-Escola, no período de 2009 a 2011. A pesquisa toma como referência teórica autores como: Fonseca (2008), Fonseca e Oliveira (2012), Mantinhuk e Lima (2010), dentre outros. Conclui-se que, mesmo o PDE-Escola apresentando bases divergentes do Projeto Politico-Pedagógico, pois o primeiro se trata de um planejamento estratégico e o segundo de um planejamento democrático-participativo, o plano traz contribuições de várias ordens á escola atendida, principalmente com relação a chegada de recursos materiais e da melhoria do aprendizado dos alunos, que pode ser percebida através dos indicadores do IDEB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma Educacional | pt_BR |
dc.subject | Plano de Desenvolvimento Educacional - PDE | pt_BR |
dc.title | Reflexões de profissionais da educação acerca do plano de desenvolvimento da escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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