Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19330
Título: Símbolos e cerimônias da Igreja Católica que transpassam o tempo: reflexões sobre as visitações pastorais de Dom José Maria Pires - Paraíba, século XX
Autor(es): Nascimento, Raquel Figueiredo do
Palavras-chave: Dom José Maria Pires
Visitas Pastorais
Inquisição
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho foi realizado a partir de dados coletados durante a nossa participação na pesquisa PIBIC (realizada entre agosto de 2016 e agosto de 2017) - Símbolos que permanecem: análise dos registros das visitações do Arcebispo da Paraíba D. José Maria Pires as paróquias e freguesias das microrregiões do agreste / brejo paraibano. A partir da história de vida de Dom José Maria Pires e de suas práticas como líder religioso da Igreja Católica na Paraíba, pudemos observar em registros da época que suas visitações às microrregiões citadas, possuíam características cerimoniais semelhantes às Visitações do Santo Ofício (Inquisição). Não estamos nos referindo à natureza das Visitas, mas a forma e a postura como o Visitador era recebido nas localidades. Entre as fontes utilizadas destacamos o Livro de Visitações Pastorais, documento que contém a descrição das visitas e as observações do Arcebispo referentes aos problemas das localidades, desde questões estruturais das igrejas às questões de ordem social referentes às comunidades locais. Destaca-se no texto o espaço de poder ocupado por D. José Maria Pires, bem representado, pela forma como os políticos locais participavam das cerimônias, assim como pela quantidade de pessoas presentes nas missas e reuniões com líderes locais. Entre os autores trabalhados destacamos BOURDIEU, (2009), BETHENCOURT (2004), PEREIRA (2012).
Descrição: NASCIMENTO, R. F. do N. Símbolos e cerimônias da Igreja Católica que transpassam o tempo: reflexões sobre as visitações pastorais de Dom José Maria Pires - Paraíba, século XX. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19330
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Figueiredo do Nascimento.pdfPDF - Raquel Figueiredo do Nascimento4.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.