Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19332
Título: Dona Lia: mulheres, memórias e resistências na Paraíba
Autor(es): Silva, Genilma Ricardo da
Palavras-chave: Dona Lia
Memórias
Resistências
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo trazer à sociedade relatos da memória de luta e resistência de “Dona Lia” ou mais especificamente Maria das Neves Moura do Nascimento, residente no Assentamento Baixio da cidade de Riachão/PB. Ela que lutou pela terra do Assentamento Baixio, fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão e a Associação das Mulheres de Riachão. O propósito aqui não é abordar a memória de Dona Lia como aquela que apoiou os homens, mas como mulher que teve um papel fundamental, que resistiu na luta e tinha preocupação e “cuidado com o outro”. É intuito também deste trabalho traçar o espaço das mulheres, dando importância a sua presença nas narrativas historiográficas, enfatizando suas lutas contra a repressão, lutas essas que eram em prol dos seus direitos num contexto onde além da resistência contra os latifundiários, lutavam também contra o discurso machista presente na sociedade até os dias atuais.
Descrição: SILVA, G. R. da. Dona Lia: mulheres, memórias e resistências na Paraíba. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19332
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genilma Ricardo da Silva.pdfPDF - Genilma Ricardo da Silva2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.