Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19337
Título: A personagem feminina revisitada em "Doze reis e a moça no labirinto do vento"
Autor(es): Sousa, Ramom de Almeida
Palavras-chave: Contos de fadas
Representação feminina
Marina Colasanti
Data do documento: 2018
Resumo: Ao longo dos séculos, os contos de fadas foram passando por transformações essenciais em suas composições, associadas às diversas mudanças sociais e políticas ocorridas em nosso meio. Diante deste fato, buscamos no presente trabalho analisar a respeito de como a personagem feminina é representada nos contos de fadas modernos, objetivando evidenciar a valorização e os novos papéis sociais que a mulher representa nessas histórias. Para tanto, analisaremos quatro contos da escritora Marina Colasanti: “A Moça Tecelã”, “Onde os Oceanos se encontram”, “À Procura de um Reflexo” e “Doze reis e a Moça no Labirinto do Vento” todos publicados na coletânea “Doze reis e a Moça no Labirinto do Vento (1982)”. Através de um estudo de caráter analítico, nos embasamos no arcabouço teórico dos autores Bruno Bettelheim (1980), Soares e Carvalho (2015), Mendes (2000), Duarte (2003), Hollanda (1994) e Alberti (2006), mostrando a representação feminina proposta pelos contos maravilhosos e sua atualização para a literatura infantil e juvenil atual. O presente estudo nos proporcionou uma constatação efetiva acerca das diferenças e semelhanças na construção e representação das personagens femininas quando relacionadas com os contos de fadas clássicos e a nova representatividade da imagem feminina em nossa sociedade.
Descrição: SOUSA, R. de A. A personagem feminina revisitada em "Doze reis e a moça no labirinto do vento". 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19337
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramom de Almeida Sousa.pdfPDF - Ramom de Almeida Sousa3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.