Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19346
Título: Gêneros textuais/digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa
Autor(es): Santos, Maria Lucineide Batista dos
Palavras-chave: Gêneros Textuais
Gêneros digitais
Ensino-aprendizagem
Sala de aula
Data do documento: 2018
Resumo: Os gêneros textuais são fundamentais no processo de ensino - aprendizagem, pois não basta aprender apenas aspectos da língua em si para desenvolver a competência discursiva, mas também o contexto de uso em que constroem sentidos. Com o surgimento e o crescente uso dos gêneros textuais/digitais, estes se tornam indispensáveis na sala de aula, pois, além de fazerem parte da realidade da maioria dos alunos, constitui um rico material para a reflexão da linguagem num suporte que caracteriza um espaço linguístico-semiótico. Para tanto, o presente artigo, tem como principal objetivo demonstrar a relevância dos gêneros textuais /digitais no processo de ensino - aprendizagem de língua portuguesa. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa foi realizada em uma turma de 1° ano do Ensino Médio. Com a finalidade de extrair informações acerca do ensino-aprendizagem dos gêneros textuais e gêneros digitais foram aplicados dois questionários, um para os discentes e outro para a docente de língua portuguesa da referida série, em uma Escola Estadual situada na cidade de Guarabira - PB. Como subsídio para fundamentação teórica utilizou-se os trabalhos de Antunes (2007), Cavalcante (2016), Maingueneau (2013), Marcuschi (2010), Koch (2009), Barros (2014), Rojo (2012) e o apoio da OCEM de linguagem, códigos e suas tecnologias, BRASIL (2008). Os resultados da pesquisa confirmam a relevância de tornar os gêneros digitais objetos de ensino de língua/linguagem evidenciada tanto pelos discentes quanto pelo docente.
Descrição: SANTOS, M. L. B. dos. Gêneros textuais/digitais no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19346
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lucineide Batista dos Santos.pdfPDF - Maria Lucineide Batista dos Santos2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.