Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Perpétua do Socorro Medeiros da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T18:44:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T18:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19350 | - |
dc.description | NÓBREGA, P. S. M. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagem. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico trata-se de uma abordagem realizada por meio de pesquisas bibliográfica e experiência pessoal de prática pedagógica com o tema: Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental - algumas considerações sobre aprendizagem da leitura, tendo como objetivos analisar as dificuldades de leitura ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental e especificamente compreender o processo de aquisição da leitura e refletir sobre a prática pedagógica em leitura veiculada a escola. Sabemos da grande contribuição da leitura como pré-requisito para a melhoria da aprendizagem de conteúdos e da formação do aluno nos anos iniciais escolares e sobre sua importância do hábito de ler. Considerando a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, buscou-se através de diversos textos, um apoio teórico para esta proposta de trabalho, refletindo sobre os diversos fatores que comprometem o processo de aprendizagem surgido no período de aquisição de leitura, observa-se que essas dificuldades estão mais presentes nos anos iniciais do ensino fundamental; outro fator importante a considerar é que não mais se pode pensar em um processo de alfabetização mecânico e alheio as vivências sociais, a leitura e a escrita são construções sociais utilizadas diariamente na comunicação humana, por isso, essas construções da leitura e da escrita precisam estar ligadas ao contexto social que cerca a vida da criança. Portanto, o educador cada vez mais necessita ser um pesquisador, um sujeito de aprendizagem que reflete sobre sua prática e que seja capaz de promover o desenvolvimento ou a construção de competências e habilidades, que valorize e incentive a leitura contribuindo para uma sociedade mais justa e com menos desigualdades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nádia Farias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações sobre a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Perpétua do Socorro Medeiros da Nóbrega.pdf | 9.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.