Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19355
Título: A oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: análise das propostas de ensino
Autor(es): Cambraia, Jeandson da Cruz
Palavras-chave: Oralidade
Gêneros textuais orais
Livros didáticos
Data do documento: 2018
Resumo: O trabalho com a oralidade em sala de aula tem sido tema recorrente de análises linguísticas que tentam buscar explicações para a supremacia da escrita sobre a oralidade. Apesar de a oralidade ser bem mais arcaica que a escrita, esta é mais valorizada no ensino que a anterior. Diante dessa constatação, nossa pesquisa tem como intuito investigar os traços da oralidade nas propostas de atividades contidas no livro didático, que é visto como o principal instrumento de ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Sabemos que o mesmo tende a trabalhar a oralidade de forma reduzida ou de maneira inadequada, por isso focamos na coleção de livros adotada pela rede pública do Estado da Paraíba. A coleção é de autoria de mestres na área da educação, Cereja, Vianna e Codenhoto (2016) e foi escolhida para o triênio 2018 – 2020, do ensino médio. Fundamentaremos nossas análises a partir de obras de autores já consagrados nessa temática, como Marcuschi (2001), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Após levantamento das propostas de trabalho com a oralidade, constatamos que a coleção traz gêneros orais, com destaque para o “debate regrado”, o “seminário”, a “entrevista” e o “debate deliberativo”. Desta forma, podemos inferir que a coleção apresenta propostas para o trabalho com a modalidade oral, abordando os principais gêneros de utilização pública, nós caberá analisar em cada volume se as propostas são contundentes.
Descrição: CAMBRAIA, J. da C. A oralidade em livros didáticos de língua portuguesa: análise das propostas de ensino. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19355
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeandson da Cruz Cambraia.pdfPDF - Jeandson da Cruz Cambraia3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.