Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19360
Título: Análise de artigos publicados na Revista IENCI no período de 2010 a 2016 com enfoque CTS sobre o ensino de Ciências
Autor(es): Gomes, Karla Rafaelle Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Química
Produção científica
Abordagem CTS
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: Historicamente a abordagem de ensino que contemple discussões sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade vem ganhando destaque na educação científica no Brasil. Nesta perspectiva, a literatura científica chama atenção para os estudos de revisão bibliográfica que sistematiza as abordagens CTS divulgadas nas revistas de circulação nacional e internacional. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa fez uma revisão bibliográfica dos artigos publicados na revista de investigações em ensino de ciências em um período de seis anos a fim de identificar os trabalhos indexados que abordasse o enfoque CTS no ensino de ciências. A metodologia deste trabalho é caracterizada como método Qualitativo, que faz uma análise e descrição dos problemas de estudos das pesquisas que atenderam o nosso problema de estudo. Os resultados apontaram que os autores dos artigos utilizam alguns recursos pedagógicos para a abordagem de conteúdos de ciências com o tema CTS, aportaram discussões sobre a forma de como se trabalhar temas e conteúdos curriculares de educação básica que visam propiciar ao aluno um aprendizado efetivo dos conceitos científicos, bem como, na consolidação da alfabetização dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, é importante considerar que esta perspectiva de ensino exige planejamento e ação reflexiva dos profissionais envolvidos nos espaços escolares de educação básica e os resultados desta pesquisa nos permitem fazer esta consideração, já que todos os autores dos trabalhos analisados sinalizaram para o processo de construção do saber a partir de uma prática docente baseada em ação reflexão do trabalho desenvolvida na escola básica.
Descrição: GOMES, K. R. O. Análise de artigos publicados na Revista IENCI no período de 2010 a 2016 com enfoque CTS sobre o ensino de Ciências. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19360
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Rafaelle Oliveira Gomes.pdfPDF - Karla Rafaelle Oliveira Gomes10.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.