Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19361
Título: Relatos dos estudantes frente às disciplinas escolares e metodologias de ensino de uma escola pública do município de Nova Palmeira – PB
Autor(es): Dantas, Lissandra Edite Santos
Palavras-chave: Aprendizagem
Disciplinas escolares
Formação inicial de professores
Data do documento: 26-Fev-2018
Resumo: Dentro do ambiente escolar é comum nos depararmos com alunos desinteressados, desmotivados e com altos índices de dificuldade de aprendizagem. Muitas destas dificuldades são resultados de muitas razões, inclusive da própria escola. Assim este artigo relata uma pesquisa realizada com os alunos do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Nova Palmeira – PB, com a finalidade de conhecermos as dificuldades encontradas por estes frente às disciplinas escolares, bem como diagnosticar os fatores escolares que vem interferindo no processo de aprendizagem dos mesmos. A metodologia desta pesquisa é caracterizada como uma analise quanti-quali, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e as respostas foram sistematizadas e analisadas a luz do referencial teórico, as opiniões expressas pelos participantes da pesquisa foram em relação às aulas e as disciplinas, interesse por área do conhecimento e atuação acadêmica desejada. Os resultados sinalizam que as metodologias realizadas em sala foram os fatores mais interferentes no processo de ensino e aprendizagem, mostraram o desejo dos jovens participantes em estudar algumas disciplinas escolares de forma mais dinâmica a prazerosa, como também a preferência pela área de humanas e saúde com 37% e 36%, respectivamente. É importante destacar que os professores são um instrumento de transformação social, e que são eles que estão em contato com os alunos e os problemas do seu cotidiano, portanto sua participação ativa nesse processo de ensino e aprendizagem, bem como suas didáticas e metodologias, são de grande valia para a consolidação do trabalho efetivo e de uma trajetória profissional de sucesso dos alunos.
Descrição: DANTAS, L. E. S. Relatos dos estudantes frente às disciplinas escolares e metodologias de ensino de uma escola pública do município de Nova Palmeira – PB. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19361
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lissandra Edite Santos Dantas.pdfPDF - Lissandra Edite Santos Dantas10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.