Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19362
Título: Efeitos do uso do smartphone na saúde psíquica dos adolescentes do segundo ano das escolas estaduais de Campina Grande – PB
Autor(es): Lima Filho, Wandenberg Bismarck Colaço
Palavras-chave: Efeitos psicológicos
Adolescentes
Smartphone
Saúde psíquica
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: O uso do smartphone foi incorporado ao estilo de vida das populações. As pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas e dependente dos aplicativos e da comunicação virtual, incluindo os adolescentes e consequentemente, alguns efeitos já são percebidos pelo uso excessivo desta tecnologia. O presente estudo avaliou o uso do smartphone e seus efeitos psíquicos em adolescentes, estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas públicas de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, exploratória. A amostra foi constituída por 600 alunos, sendo 276 do sexo masculino e 324 do sexo feminino. Os dados foram analisados, através da análise descritiva com recursos do programa SPSS, versão 20.0. Como efeitos psíquicos foram observados que, apesar dos adolescentes ainda não perceberem que são dependentes dos smartphones, o uso exacerbado (que de acordo com pesquisas, corresponde a mais de duas horas diarias) acima de 4 horas diárias, a ansiedade elevada quando não estão em uso, a troca pela comunicação virtual, comparada com à presencial e com a família demonstram o grau de comprometimento que vem sendo incorporado pelos adolescentes. A diferença entre os sexos não é marcante, mostrando o uso elevado entre todos, com poucas diferenças quanto à utilização. Conclui-se que o uso exagerado dos smartphones, caracterizado pelos adolescentes estudados deve ser visto como fator importante da saúde psicológica desta população, onde a moderação quanto ao uso do smartphone e o maior incentivo da prática de atividades físicas e outras atividades possam configurar como opções de lazer e promoção da saúde.
Descrição: LIMA FILHO, W. B. C. Efeitos do uso do smartphone na saúde psíquica dos adolescentes do segundo ano das escolas estaduais de Campina Grande – PB. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19362
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandenberg Bismarck Colaço Lima Filho.pdfPDF - Wandenberg Bismarck Colaço Lima Filho8.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.