Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19371
Título: O domínio da linguagem matemática como ferramenta de auxílio na interpretação dos problemas
Autor(es): Santos, Alline Leal dos
Palavras-chave: Linguagem matemática
Ensino de Matemática
Produção de significados
Equação do 2º Grau
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo avaliar os processos de resolução e as dificuldades dos alunos ao resolver questões que envolvem não apenas os procedimentos sintáticos, mas também o seu entendimento para com um determinado conteúdo, de forma a tentar verificar que mesmo alunos que compreendam os manuseios de determinadas operações ainda sentem dificuldades e não enxergam a matemática de forma objetiva . Para tal análise foi escolhido como tema: Funções do 2º grau, haja vista que a fórmula resolutiva da equação do 2º grau está entre uma das mais famosas na área da Matemática e a maioria dos alunos tem certa afinidade com tal conteúdo, e mesmo por vezes enxergando a disciplina como um monstro, os alunos gostam e acham fácil o manuseio dos procedimentos sintáticos, entretanto, quando aplicado em um problema, eles não conseguem identificar que ali a resolução pode ser feita através da equação do 2º grau ou quando a identificam, não enxergam os procedimentos necessários para o desenvolvimento da resolução, pois falta a conexão entre a linguagem matemática e as informações dadas na situação-problema. As dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas estão presentes no contexto matemática, e, portanto a matemática sendo uma linguagem, seus símbolos possuem sentidos e se possuem sentido é possível conceituar os mesmos. De acordo com Vygostky os símbolos são representações de conceitos, utilizados para compactar informações, internalizá-las e então estabelecer conexões necessárias com o exterior. Assim ocorre com os símbolos matemáticos, no entanto, o aluno ainda não construiu com tanta frequência este hábito de relacionar significados aos símbolos. A pesquisa foi aplicada a alunos do 1º semestre do curso de licenciatura plena em Matemática, e foi observado dificuldades em explicar verbalmente as informações do problema, utilizando em alguns momentos, de forma inadequada os termos matemáticos e não estabelecendo as relações matemáticas contextualizadas no enunciado.
Descrição: SANTOS, A. L. dos. O domínio da linguagem matemática como ferramenta de auxílio na interpretação dos problemas. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19371
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alline Leal dos Santos.pdfPDF - Alline Leal dos Santos17.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.