Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19374
Título: Educação matemática inclusiva: Um jogo mediando a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down
Autor(es): Silva, Alânia Cordeiro da
Palavras-chave: Educação inclusiva
Matemática - Aprendizagem
Síndrome de Down
Jogos educativos
Data do documento: 30-Nov-2017
Resumo: Dentro do contexto da educação inclusiva brasileira, a matemática se apresenta como um grande obstáculo do ponto de vista da aprendizagem. Em todos os exames apontados com alunos que possuem deficiência, a matemática é uma das disciplinas com maior rejeição entre os alunos, fazendo com que estes não consigam absorver as competências necessárias para uma boa compreensão nesta disciplina. Assim, surge o nosso tema de estudo, cujo objetivo é compreender dificuldades de matemática de uma aluna com síndrome e Down e contribuir com professores que se deparam com dificuldade no ensino aprendizagem. Destacamos algumas atividades feitas a partir da observação de uma aluna com Síndrome de Down, em que elaboramos um jogo que permitiu que esta desenvolvesse melhor os conceitos matemáticos envolvidos. Também pudemos perceber que práticas educacionais específicas e a utilização de materiais concretos, de cunho didático, permitem a estes uma melhor aprendizagem. Para tal, nos debruçamos em literatura apropriada e tivemos contato com artigos e abordagens teóricas, pelas quais nos atentamos a entender melhor como é dada a inclusão educacional. Como resultado, percebemos um avanço no desenvolvimento da aluna em relação ao conteúdo que foi abordado na aplicação do material didático utilizado. Portanto, enxergamos que é possível obter uma educação de qualidade, mesmo que os alunos com deficiência apresentem alguma necessidade especial na aprendizagem matemática.
Descrição: SILVA, A. C. da. Educação matemática inclusiva: Um jogo mediando a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19374
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alânia Cordeiro da Silva.pdfPDF - Alânia Cordeiro da Silva11.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.