Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19376
Título: Projeto de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para um condomínio residencial horizontal da cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Menezes, Jefferson de Oliveira
Palavras-chave: Energia renovável
Energia solar
Radiação solar
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Atualmente a energia elétrica se tornou essencial para a execução de basicamente todas as tarefas realizadas. A matriz energética cresceu exponencial e os avanços tecnológicos acompanharam e por consequência agravaram os impactos ambientais. Por isso, nos dias de hoje investe-se muito em geração de energia elétrica de fonte renováveis, ou seja, que agridam menos o meio ambiente. Uma forma de transformação de energia renovável que está crescendo é a energia solar fotovoltaica, onde se utiliza uma fonte de energia inesgotável. Essa energia renovável, que utiliza a radiação do sol como fonte energética, encontra um potencial muito grande no Brasil, não só pelas condições climáticas, mas também pelo alto custo da tarifa energética. As casas, empresas, condomínios também devem se adaptar à essa nova realidade. Com isso, este trabalho utiliza-se de um condomínio residencial horizontal para projetar e avaliar o custo de implantação de um sistema fotovoltaico conectado à rede, com intuito de trazer economia aos condôminos, levando em consideração alguns dados como: irradiação local, disponibilidade de área e consumo energético. Por fim, é realizado um estudo financeiro, para calcular o tempo de retorno do valor investido, considerando o rendimento do sistema de geração de energia fotovoltaica e a inflação energética. Verificou-se que seria necessário um investimento de R$ 425.055,60 para um sistema de 110,22 kWp e partir do quarto ano de funcionamento do sistema, o investimento será pago.
Descrição: MENEZES, J. de O. Projeto de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica para um condomínio residencial horizontal da cidade de Campina Grande – PB. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19376
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson de Oliveira Menezes.pdfPDF - Jefferson de Oliveira Menezes16.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.