Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19379
Título: Cálculo aproximado do valor de (Pi) através de métodos de simulação
Autor(es): Pereira, Maria de Fátima
Palavras-chave: Métodos de simulação
Círculo inscrito
Agulha de Buffon
Métodos estatísticos
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: Os métodos de simulação são ferramentas utilizadas para a tomada de decisão na solução de problemas de naturezas variadas, especialmente úteis em situações que envolvam análise de riscos para predizer o resultado de uma decisão face a incerteza. Existem vários métodos de simulação e, neste trabalho será abordado o método de Monte Carlo para o problema da Agulha de Buffon e para o problema do Círculo inscrito com intuito do cálculo aproximado do valor de π. Todo o trabalho computacional foi desenvolvido com base no software R, que é um ambiente de programação estatística de acesso gratuito, e que facilita o uso de ferramentas de simulação. O problema da Agulha de Buffon permite obter aproximações para o valor de π através da realização de experiências computacionais, na linha dos métodos de simulação de Monte Carlo e esta por sua vez possibilita análises computacionais através da geração de valores de variáveis sujeitas a incerteza e consequentemente uma distribuição de probabilidades associada, tendo como principal vantagem a simplificação de problemas de grande complexidade e a facilidade de se fazer modificações e ajustes quando necessário. Um dos principais fatores que motivaram este trabalho foi a apresentação dessa ferramenta gratuita para simular uma aproximação para π através desses dois Pprblemas. Tendo como objetivo principal calcular tal aproximação, através de simulação computacional, de forma a possibilitar comparações entre os dois problemas abordados, buscando identificar aquele que retorne as menores taxas de erro na aproximação. Com base nos resultados obtidos através de simulação pôde-se concluir que o Pprolema do círculo inscrito é mais rápido e preciso em comparação com o problema da Aagula de Buffon e, portanto, mais aceitável para este trabalho.
Descrição: PEREIRA, M. de F. Cálculo aproximado do valor de (Pi) através de métodos de simulação. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19379
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Pereira.pdfPDF - Maria de Fátima Pereira14.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.