Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19389
Título: Os jogos e as operações com números inteiros: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Valdomiro Francisco da
Palavras-chave: Números Inteiros
Jogos Matemáticos
Aprendizagem Significativa
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: As operações com números são conteúdos matemáticos considerados difíceis pelos alunos, uma vez que as relações de sinais que ocorrem em suas operações não são compreensíveis pelos sujeitos aprendizes. Nesse sentido, a presente monografia tem como objetivo investigar o uso de jogos matemáticos para compreensão das operações com números por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ocorreu em uma escola pública estadual da cidade de São Mamede, PB, numa turma do 7º ano, composta por 21 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram por meio de três etapas: apresentação e discussão sobre aspectos históricos dos números inteiros; aplicação de quatros jogos matemáticos nos quais as operações com números inteiros foram trabalhadas; e aplicação de um questionário aos sujeitos da pesquisa. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa pedagógica. O trabalho discorre sobre a metodologia dos jogos matemáticos com números inteiros a partir de autores como Grando (2000), Borin (2007), Smole (2007), Barbosa e Carvalho (2010) entre outros. Apresenta breves considerações sobre os processos ensino e aprendizagem dos números inteiros, a considerar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Podemos constatar que o uso de jogos matemáticos contribuem para os alunos compreender as operações com números inteiros, potencializando também os processo de ensino, servindo como recursos didáticos, quando utilizados com fins pedagógico. Constatamos também que os discentes apresentaram mais dificuldades nas operações de multiplicação e divisão, mas a partir das situações desafiadoras com os jogos trabalhados essas dificuldades foram sendo amenizadas. Ressalta, por fim, que o trabalho com jogos vislumbra uma aprendizagem significativa, pois provoca o pensamento e o fazer matemático dos discentes.
Descrição: SILVA, V. F Os jogos e as operações com números inteiros: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19389
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdomiro Francisco da Silva.pdf8.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.