Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19391
Título: Perspectivas discentes sobre o reforço escolar em Matemática
Autor(es): Silva Neto, Acilon Antônio da
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem
Reforço escolar
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: São vários meios que os alunos procuram para aprender Matemática e melhorar seu desempenho em sala de aula. O Reforço Escolar de Matemática é um dos caminhos que muitos alunos buscam para que seu aprendizado melhore, consequentemente, ocorra sua promoção. Tendo em vista que os alunos de diferentes níveis da Educação Básica buscam reforço em Matemática, o presente trabalho monográfico tem por objetivo identificar as perspectivas que os alunos do 1° ano do Ensino Médio apresentam sobre o Reforço Escolar em Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado contendo 12 (doze) questões com perguntas abertas e fechadas simultaneamente, a 15 (quinze) alunos discentes do 1º ano médio, os quais frequentam o reforço escolar de Matemática. O respaldo teórico, deste estudo, está pautado nas discussões de Freire (1996), Roberto Giancaterino (2009), Libâneo (1994), Polato (2009), Rodrigues (2005), Tavares (2011) dentre outro as quais discutem sobre o processo de aprender em Matemática, e as implicações do Reforço Escolar para as aulas de Matemática. As recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e orientações de documentos e propostas oficiais que regem a Educação Básica contribuíram na fundamentação deste estudo. De acordo com os dados coletados, os sujeitos da pesquisa relatam a importância das aulas de reforço, bem como demonstram que é alternativa que buscam para o auxílio na construção da aprendizagem matemática. Evidencia-se, também, que as aulas de reforço podem mudar as concepções, dos alunos sujeitos da pesquisa, sobre o que é aprender e estudar Matemática, pois os mesmos afirmam que se sentem motivados.
Descrição: SILVA NETO, A. A. Perspectivas discentes sobre o reforço escolar em Matemática. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19391
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Acilon Antônio da Silva Neto.pdf6.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.