Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19393
Título: Análise e debate futebolístico: o Botafogo-PB vence o Maracanã
Autor(es): Silva, Eliandra Bernardo da
Palavras-chave: Futebol
Flamengo
Botafogo-PB
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar e debater alguns aspectos das construções simbólicas e identitárias formadas em torno do confronto realizado no Campeonato Brasileiro de 1980 entre o Clube de Regatas do Flamengo e o Botafogo Futebol Clube – PB. Desta maneira, o período que compreende o início dos anos 80 será abordado como sendo palco fundamental deste debate. Com isso, as relações que estas instituições esportivas estabelecem sobre seus espectadores são abordadas de maneira considerável; tendo como foco principal as propriedades representativas capazes de justificar as relações estabelecidas entre clube e torcedor através dos meios de comunicação de massa. Nesta ocasião o futebol vem se posicionar como influenciador das instâncias formadoras de crenças e ideologias, tendo em vista que estas propriedades são visualizadas como sendo um processo de construção gradativo. Com isso, os debates desenvolvidos ao longo desta produção têm como proposta promover um processo discurso de fundamental relevância no que diz respeito às abordagens trazidas pela nova história.
Descrição: SILVA, E. B. da. Análise e debate futebolístico: o Botafogo-PB vence o Maracanã. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19393
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliandra Bernardo da Silva.pdfPDF - Eliandra Bernardo da Silva2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.