Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Aline Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T11:26:39Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T11:26:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-08 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19394 | - |
dc.description | CAVALCANTE, A. S. Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de Física, faz-se necessário o uso de alternativas metodológicas, afim de que aprendizagens sejam geradas e estes desafios amenizados. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as ferramentas metodológicas, História da Física e Histórias em Quadrinhos, e suas contribuições para o aprendizado de Física. A partir de uma investigação caracterizada como qualitativa na modalidade pesquisa-ação, foram aplicadas duas aulas com os alunos de uma sala de 3º ano do Ensino Médio de uma escola localizada na cidade de Santa Teresinha, Paraíba. As aulas trabalhavam o mesmo tema (corrente elétrica): primeira aula, o tema foi exposto através de uma aula expositiva e dialogada; a segunda aula, o tema foi explorado com o uso das ferramenta metodológica da História em Quadrinhos “Amie e a Guerra das Correntes”. Além das intervenções realizadas foram aplicadas no final de cada encontro dois questionários. O questionário aplicado, a priori, buscava investigar a rotina das aulas de Física, como também a relação dos alunos com a disciplina e suas concepções acerca da aula ministrada, inicialmente; o segundo questionário, aplicado, a posteriori, depois do trabalho com a História em Quadrinhos, intencionou investigar as opiniões dos alunos acerca das ferramentas metodológicas utilizadas no desenvolvimento da investigação (História em Quadrinhos e História da Física). O estudo buscou respaldo teórico a partir de autores como Oliveira (2005), Martins (2006), Sousa (2013) Cavalcante, Santos e Meira (2017), Nascimento (2010) dentre outros. Portanto, apesar das conclusões serem apenas acerca de uma pequena investigação, evidencia-se que as ferramentas metodológicas, História da Física e Histórias em Quadrinhos, proporcionam um melhor aprendizado dos conceitos da disciplina, além de despertarem outros fatores como motivação e uma boa percepção dos alunos pelas estratégias utilizadas, uma vez que foi possível perceber mudanças de comportamentos no ato de aprender. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Julio Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Física | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | Ferramentas metodológicas como correntes de aprendizagem: uma história em quadrinhos à luz da história da Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aline Soares Cavalcante.pdf | 14.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.