Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19398
Título: Geometria e Álgebra: um estudo com o cálculo de perímetro e área
Autor(es): Prudêncio, Andreza Campos
Palavras-chave: Pensamento Algébrico
Pensamento Geométrico
Área
Perímetro
Data do documento: 5-Jun-2018
Resumo: Estudar Aritmética, Álgebra e Geometria integralmente é de grande importância para que os sujeitos aprendizes possam compreender a Matemática como uma disciplina completa. Além disso, tal procedimento pode estimular e incentivar o conhecimento dos alunos para um aprendizado diferenciado no campo da Matemática. Pensar algebricamente e geometricamente influência de maneira positiva no desenvolvimento de questões e conteúdo dessa ciência. Baseados nisso, esta produção cientifica, apresenta resultado de uma investigação cujo objetivo é identificar as dificuldades que os alunos de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental apresentam ao resolver questões de monômios envolvendo os conceitos de área e perímetro de forma integrada com Geometria e Álgebra. A pesquisa foi realizada em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental a cidade de Itaporanga - PB, com um grupo de vinte e quatro (24) alunos. O percurso da pesquisa de campo se deu em dois encontros: No primeiro foram apresentadas duas questões que envolviam monômios, para o cálculo de perímetro de figuras geométricas; no segundo encontro foi solicitado que os alunos respondessem uma questão que envolvia monômios, envolvendo área. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e pedagógica. Fundamentamos o estudo a partir da discussão de autores como Kaput (1999), Van de Walle (2009) Lorezato (2006), Thompson (1994) entre outros. Identificamos que as dificuldades apresentadas pelos sujeitos da pesquisa durante a resolução das questões propostas advêm dos equívocos nas operações com monômios, além da falta de atenção e compreensão dos conceitos de perímetro e área.
Descrição: PRUDENCIO, A. C. Geometria e álgebra: um estudo com o cálculo de perímetro e área. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19398
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Campos Prudêncio.pdf8.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.