Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19399
Título: Um estudo sobre o Método de Fontaine para a solução de equações diferenciais inexatas
Autor(es): Fernandes, Crystiane Medeiros
Palavras-chave: Análise matemática
Equações diferenciais
Método de Fontaine
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: No presente trabalho, estudamos a resolução de equações da forma Mdx + Ndy = 0, (1) que é chamada exata quando seu lado esquerdo é a diferencial total de alguma função. Inicialmente, revisitamos diversos conceitos fundamentais de Cálculo no Rn e de Equações Diferenciais. De posse desses conceitos e tomando por base o artigo de Aaron E. Leanhardt e Adam E. Parker [11], descrevemos o método de Fontaine para resolução de equações inexatas do tipo dx + αy = 0, onde o coeficiente α é suposto não homogêneo de grau 0 e que se relaciona com (1) por α = N/M. Esse método, praticamente desconhecido até hoje, consiste em considerar três equações, a que chamamos equações de Fontaine. Para a terceira delas, que é uma EDP, apresentamos uma família de soluções.
Descrição: FERNANDES, C. M. Um estudo sobre o Método de Fontaine para a solução de equações diferenciais inexatas. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19399
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crystiane Medeiros Fernandes.pdf7.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.