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dc.contributor.authorLima, Evarelia Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:04:53Z-
dc.date.available2013-09-20T12:04:53Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939-
dc.descriptionLima, E. M. F. Práticas em Educação Social no Projovem Adolescente, Soledade–PB. 2012. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO Projovem Adolescente, em Soledade–PB, é um Programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério Desenvolvimento Social (MDS), com o objetivo de desenvolver ações sócio-educativas junto aos jovens de 15 a 17 anos, pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou de egressos de outros programas governamentais, tais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), programas de combate ao abuso e à exploração sexual,participantes de medidas socioeducativas de internação ou em cumprimento de outras medidas em meio aberto e de proteção. O objetivo deste programa é ajudar o jovem em situação de vulnerabilidade, exposto, à exclusão e à desigualdade social. Este trabalho monográfico constitui-se em relato de experiência das educadoras sociais (orientadoras e facilitadoras) do Programa e tem como objetivos específicos: discutir a condição do jovem de periferia urbana, relatar as práticas e memórias do trabalho do educador social com jovens, identificando os desafios enfrentados. Os relatos foram colhidos através de entrevistas não-estruturadas gravadas com quatro (4) educadoras sociais que participaram da experiência do Programa juntamente com a autora deste trabalho. Iniciamos o texto mapeando a condição juvenil contemporaneidade, focalizando o jovem como modelo social e sujeito cultural, com foco no jovem de periferia urbana e nos aspectos sociais desta condição. Em seguida, apresentamos a educação na ambiência do não-formal e o trabalho do educador social. Na parte final do texto, apresentamos o trabalho realizado no Projovem Adolescente, suas práticas e memórias, bem como o currículo norteador de todo o trabalho do educador social. A educação social é um desafio para educadores que desenvolvem atividades voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade, constituindo-se tanto em espaço formativo no saber-fazer, pela ausência de supervisão e apoio material adequado, quanto em espaço de experimentações pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Senyra Martins Cavalcantipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovempt_BR
dc.titlePráticas em educação social no Projovem Adolescente, Soledade–PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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