Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1940
Título: O desenvolvimento dos jogos psicomotores na educação infantil
Autor(es): Sousa, Olanda Maria Almeida
Palavras-chave: Educação Psicomotora
Psicomotricidade
Educação Infantil
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Sabemos que o jogo, tem grande importância no desenvolvimento infantil como um todo. Explorando sua capacidade de agir, pensar, interagir, buscamos a psicomotricidade para melhor entender esse desenvolvimento nesta fase da vida. A criança se desenvolve interagindo com outras crianças, utilizando objetos, brinquedos, que careçam de atenção ao manuseá-los, e desta forma o desenvolvimento psicomotor encontra-se intimamente ligado a este desenvolvimento infantil. Com base nesta vertente, buscamos formas para concretizar este pensamento. Realizamos uma pesquisa numa instituição de educação infantil, para melhor compreender como as crianças se desenvolvem, utilizando jogos psicomotores que necessitem de movimento e atenção. Realizamos a pesquisa, na turma da Pré-Escola - denominada pela instituição de pré-II - no turno da tarde, com uma população de 28 crianças, sendo meninos e meninas com faixa etária entre 5 e 6 anos. Os dados foram coletados através da observação e da mediação nas brincadeiras Para fundamentar esta análise, buscamos aparato teórico com Delval, Gonçalves, Oliveira, Machado e Vinicius, Piaget, entre outros, de forma que façamos alguns esclarecimentos, frente aos dados encontrados. Desde modo, teremos melhor compreensão sobre as fases do desenvolvimento infantil, e suas determinadas ações durante este período. Ao logo deste trabalho, iremos observar e evidenciar a grande importância dos jogos para o desenvolvimento das crianças da educação infantil. Compreendendo que os jogos e brincadeiras fazem parte do cotidiano infantil. Portanto iremos reconhecer as várias contribuições das atividades psicomotoras para o desenvolvimento da criança como um todo, abrangendo seus aspectos físicos, cognitivo e motor.
Descrição: Sousa, O. M. A. O desenvolvimento dos jogos psicomotores na educação infantil. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1940
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olanda Maria Almeida Sousa.pdfOlanda Maria Almeida Sousa845.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.