Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19404
Título: Pensamento algébrico no ensino fundamental: um estudo realizado a partir de atividades com sentenças matemáticas verdadeiras ou falsas e equações
Autor(es): Oliveira, José Márcio de
Palavras-chave: Pensamento Algébrico
Álgebra
Equação
Sentença Matemática
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Aprender álgebra é um direito dos sujeitos aprendizes, principalmente porque os conteúdos desse campo da Matemática contribuem para aprendizagem significativa dos demais conteúdos que compõem o currículo dessa ciência, haja vista que pensar algebricamente é uma atividade cognitiva essencial para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. O desenvolvimento do pensamento algébrico vai além da manipulação de equações, símbolos e aplicação de fórmulas. Sendo assim, o objetivo dessa produção acadêmica é identificar as dificuldades que os alunos de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental apresentam quando estão resolvendo sentenças matemáticas verdadeiras ou falsas e equações. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal na cidade Patos, PB, em turma do 8° ano, composta por 32 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram a partir das seguintes etapas: primeiro foi aplicado duas questões-problemas envolvendo sentenças matemáticas verdadeiras ou falsas; e, por ultimo, a aplicação de mais uma situação-problema na qual explora a ideia de equações, com exemplo da balança de dois pratos mostrando a ideia de equilíbrio dos pratos e a simetria da igualdade; e por último, as análises de algumas respostas apresentadas pelos alunos nas situações-problema. A Investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica. O trabalho discorre sobre considerações algébricas, conceito de pensamento e linguagem, pensamento e a linguagem algébrica e as generalizações a partir de autores como Ponte et al. (2009), Maccari (2007), Panossian (2008), Van de Walle (2009) entre outros. Pode-se constatar que a falta de compreensão das operações básicas, a falta de compreensão da equivalência do sinal de igualdade (como se o lado esquerdo do sinal de igualdade fosse o problema e o lado direito a solução), a falta de atenção, as respostas mecânicas e a falta de estratégias para resolver os problemas são algumas dificuldades exteriorizadas pelos sujeitos desta pesquisa. O resultado desta pesquisa ainda comunica que a maioria dos alunos não compreende a ideia do pensamento algébrico explorado e contido nas sentenças matemáticas verdadeiras ou falsas e equações.
Descrição: OLIVEIRA, J. M. Pensamento algébrico no ensino fundamental: um estudo realizado a partir de atividades com sentenças matemáticas verdadeiras ou falsas e equações. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19404
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Márcio de Oliveira.pdf9.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.