Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19408
Título: Desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental: uma investigação com atividades aplicadas a partir dos níveis de Van Hiele
Autor(es): Wanderley, Francisco Matheus Barros Pontes
Palavras-chave: Ensinio de Geometria
Ensino Fundamental
Modelo Van Hiele
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: Aprender Geometria é um direito do estudante, principalmente, porque os conteúdos dessa área de conhecimento contribuem para o desenvolvimento cognitivo do aprendiz como também para aprendizagem de outras áreas do conhecimento e conteúdos matemáticos. Sendo assim, o objetivo dessa produção acadêmica é compreender o pensamento geométrico de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de atividades elaboradas de acordo com o modelo de Van Hiele. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal na cidade de Patos, Paraíba, em turma do 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 28 alunos. O levantamento, a descrição e a análise dos dados se deram a partir de quatro momentos distintos: nos três primeiros momentos, houve a aplicação de atividades com questões dos Níveis 0,1,2 respectivamente; e no quarto momento construção, manipulação e exploração do material didático Tangram. A investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa do tipo pedagógica. O trabalho discorre sobre desenvolvimento do pensamento geométrico, teoria dos Van Hiele (Níveis, propriedades e fases), o uso do Laboratório de Ensino de Matemática e o aprendizado de Geometria, a partir de autores como Walle (2009), Lorenzato (1995) e Falzeto (2002) entre outros. Pode-se constatar que os alunos têm muitas dúvidas em relação à classificação de algumas figuras, como pentágono e o hexágono, e há falta de compreensão de alguns conteúdos como eixo de simetria. Também foi notado que, os alunos sujeitos da pesquisa, apresentaram conhecimentos muito bons em relação às formas geométricas triângulo e quadrado. O resultado desta pesquisa, ainda, comunica que a maioria dos alunos está em uma transição do Nível 0 para o Nível 1, dado o alto número de erros na atividade referente ao Nível 2.
Descrição: WANDERLEY, F. M. B. P. Desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental: uma investigação com atividades aplicadas a partir dos níveis de Van Hiele. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19408
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Matheus Barros Pontes Wanderley.pdf9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.