Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19413
Título: O conto de fadas revisitado: o diálogo entre o clássico e a modernidade
Autor(es): Costa, Lindionara Henrique da
Palavras-chave: Literatura infantil
Contos de fadas
Releitura
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar duas leituras dos contos de fadas “Chapeuzinho Vermelho”, na versão clássica dos Irmãos Grimm e na versão contemporânea de Orlando de Miranda “Chapéu Vermelho II – as bocas do lobo”. Vemos que para adequar-se a atualidade, os contos modificam os significados, apresentando um processo de intertextualidade entre o conto clássico e o moderno. Essa ressignificação nos leva a alguns questionamentos, sobretudo relacionados à manutenção do diálogo com o clássico. Desse modo, fundamentamos nosso estudo nas pesquisas de Cademartori (2006), Coelho (2000), Cunha (2003), dentre outros estudiosos que dialogam com o gênero literário e as releituras dos contos de fadas.
Descrição: COSTA, L. H. da C. O conto de fadas revisitado: o diálogo entre o clássico e a modernidade. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19413
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindionara Henrique da Costa.pdfPDF - Lindionara Henrique da Costa1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.