Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19414
Título: O ensino das variações linguísticas no livro didático de português
Autor(es): Nicolau, Luana Raquel Fernandes
Palavras-chave: Variação linguística
Preconceito linguístico
Livro didático
Data do documento: 2018
Resumo: Considerando a importância de se levar para a sala de aula discussões que visem tratar a variação como algo natural e dinâmico da língua e não como erro ou desvio, o presente artigo tem como principal objetivo investigar como os livros didáticos de português (LDP) tem proposto o ensino das variações linguísticas na sala de aula. Para tanto, iremos, ao longo deste artigo, pontuar o quanto se faz necessário instigar o aluno a conhecer as transformações e origem da língua nativa, de forma que ele passe a compreender de forma consciente que as variantes diversas que fazem parte da linguagem humana, são consequência do caráter heterogêneo que a língua apresenta. Outro ponto que será aqui destacado, é o fato de existir entre os alunos uma visão preconceituosa a respeito das variações, decorrente da concepção equivocada do certo e do errado pregado tanto na sociedade quanto na escola. Tal preconceito tem sido considerado reflexo de uma visão normativa da gramática tradicional. E, para embasamento de tais discussões, recorremos aos seguintes autores: Bagno (1999; 2007; 2013), Cunha & Tavares (2016), Faraco (2008), PCN (1998); Bortoni- Ricardo (2004); entre outros. A fim de cumprimos o objetivo geral do nosso trabalho, e por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo- interpretativista, iremos trazer ao final, uma análise de um “boxe” inserido na parte inicial de capítulo de um LDP organizado para o triênio 2018-2019-2010. Tal análise teve como intuito investigar e discutir a perspectiva adotada pelo livro no que diz respeito ao estudo da variação linguística no contexto do ensino médio.
Descrição: NICOLAU, L. R. F. O ensino das variações linguísticas no livro didático de português. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19414
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Raquel Fernandes Nicolau.pdfPDF - Luana Raquel Fernandes Nicolau3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.