Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19421
Título: Estágio supervisionado em educação física: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental e suas contribuições na Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos
Autor(es): Ribeiro, Mikarla Lúcia da Silva
Palavras-chave: Educação física
Ensino fundamental
Aulas
Formação
Data do documento: 2018
Resumo: Entende-se que o ambiente escolar, em suas múltiplas dimensões, deve atuar como agente facilitador na formação e educação das pessoas. Dessa forma, a área da Educação Física através de suas metodologias, objetivos e conteúdos, coloca‐se como parte integrante desse processo, ganhando destaque por trabalhar temas da cultura corporal de movimento e a expressão corporal como linguagem. Na construção desse trabalho, tomamos como iniciativa as atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrada ao 6º período do Curso de Licenciatura em Educação Física – PARFOR - UEPB, de suma importância no tocante de identificar as principais contribuições do curso para a formação do profissional na área e da atuação no mesmo nas series iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem como objetivo, relatar e discutir a importância do da introdução de aulas práticas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental para a educação como um todo, bem como apresenta como objetivos específicos: a importância da formação dos profissionais licenciados em Educação Física, abordando aspectos como: as estratégias utilizadas, as fases do estágio, o desempenho do professor, o apoio da escola, o comportamento dos alunos, dentre outros, além de relatar a importância do profissional de Educação Física em tal nível de ensino. Esse trabalho caracteriza‐se como um relato de experiência, que teve como campo de estágio para desenvolvimento das atividades a Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos, localizada no município de Guarabira – Pb, as atividades foram desenvolvidas no período do dia 24 de abril ao dia 16 de junho de 2017, afim de contribuir através das atividades voltadas as práticas da educação física, no desenvolvimento dos alunos em suas atividades educacionais no cotidiano escolar. Para embasar nossa teoria, utilizamos de referências como: Coletivo de Autores como Darido (2001), Bezerra (2009), Freire (2003), Freire (1996), Hildebrandt (2001), Buczek (2009); Gallahue (1979); Gallardo (2003); Tracz e Dias (2006), dentre outros. Para finalizarmos, exporemos alguns procedimentos adotados na elaboração e aplicação de uma oficina pedagógica sobre a temática de jogos e brincadeiras. Assim, diante das oportunidades ofertadas pelo Estágio Supervisionado em Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental, concluímos que este, torna‐se de essencial importância no processo de formação dos profissionais licenciados em Educação Física, e que a disciplina de Educação Física nessas séries de ensino é de fundamental importância para formação dos educandos, contribuindo no desenvolvimento dos aspectos motores, emocionais, cognitivos e sociais. Dessa forma, vemos a necessidade de instigar novas discussões que contribuam para elaboração de propostas pedagógicas inovadoras para área.
Descrição: RIBEIRO, M. L. da S. Estágio supervisionado em educação física: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental e suas contribuições na Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19421
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikarla Lúcia da Silva Ribeiro.pdfPDF - Mikarla Lúcia da Silva Ribeiro5.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.