Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19428
Título: A face da inveja na terra de Avalon: uma análise do discurso da invejosa personagem Morgause
Autor(es): Brito, Geórgia Isabelly Balbino de
Palavras-chave: Discurso
Inveja
As Brumas de Avalon
Data do documento: 2018
Resumo: A literatura tem sido, ao longo das décadas, um caminho de resgate para as raízes humanas, especialmente, com o surgimento do romance, onde muitas das experiências trágicas e dolorosas tornaram-se expressões literárias. O poder das palavras e a forma como estão descritas nos textos, manifestam, na literatura, a mesma ajuda responsável por organizar a nossa subjetividade, por mais que essa permaneça indecifrável. Propomos nesta pesquisa, como corpus analítico a obra As Brumas de Avalon – A Grande Rainha (1989), da escritora norte-americana Marion Zimmer Bradley, focalizando o discurso da inveja da personagem Morgause. Para tanto, fundamentas o trabalho à luz da Análise do discurso Michael Foucault (1996), Judith Revel (2005) e Dominique Maingueneau (2015) Na ótica da psicanálise estudada por Melaine Klein (1974) e Zuenir Ventura (1998). A análise nos mostra que o discurso da inveja faz com que a personagem Morgause tenha, também, uma grande relevância neste romance. Todo o trabalho foi feito com base nesta personagem, pois acreditamos que é o retrato da realidade, do que vivenciamos dia a dia e devemos ter muito cuidado com o sentimento que apropriamo-nos ou que depositamos em nossos discursos. A narrativa toma um rumo diferente por conta de Morgause, o que prova o quanto uma pessoa invejosa pode adquirir o controle de determinadas situações e articular tudo, para que tudo o que ela quer possa conseguir
Descrição: BRITO, G. I. B. de. A face da inveja na terra de Avalon: uma análise do discurso da invejosa personagem Morgause. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19428
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geórgia Isabelly Balbino de Brito.pdfPDF - Geórgia Isabelly Balbino de Brito2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.