Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19432
Título: Olhares sobre a inclusão na sala de aula
Autor(es): Silva, Maria José Fernandes da
Palavras-chave: Inclusão
Sala de aula
Alunos com necessidades especiais
Data do documento: 2018
Resumo: Neste trabalho pretendemos apresentar e discutir olhares sobre a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, enfatizando as questões acerca da inclusão de crianças no contexto da sala de aula regular e nas salas de recursos multifuncionais e a recepção a atividades de leitura e escrita por crianças com necessidades especiais. Em termos metodológicos, apresentamos o histórico e os conceitos sobre a inclusão de indivíduos com necessidades especiais no espaço do ensino, articulando-os com os registros das observações e ações enquanto estagiária na rede estadual de ensino da cidade de Guarabira. Tais procedimentos dialogam com o levantamento bibliográfico, representado por Mantoan (2005), Aranha (2001), Brasil (1988); (2006), Mazzotta (2002), entre outros. A pesquisa de campo apresenta aspectos qualitativos no tocante a inclusão de crianças deficientes na escola. A sistematização das informações frente aos desencontros entre a teoria e a prática, no tocante à inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de aula nos permite vislumbrar e afirmar a importância da promoção de políticas públicas para inclusão dos surdos e cadeirantes entre outras pessoas com deficiência, potencializando o desenvolvimento sócio-cognitivo.
Descrição: SILVA, M. J. F. da. Olhares sobre a inclusão na sala de aula. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19432
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Fernandes da Silva.pdfPDF - Maria José Fernandes da Silva2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.