Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19434
Título: Supressão agroecológica de cupim com triturado de Nim no Assentamento Redenção
Autor(es): Lopes, Edvânia de Souza
Palavras-chave: Syntermes
Controle alternativo
Pragas
Data do documento: 9-Mar-2016
Resumo: A agroecologia é uma ciência integradora, com vistas a uma agricultura autossustentável. Os cupins são insetos sociais pertencentes à ordem Isoptera que podem causar danos econômicos. No Assentamento Redenção, localizado no município de Pilões/PB, a principal praga relatada pelos agricultores é o cupim, atacando as culturas da macaxeira, milho e feijão. Diante da importância do manejo ecológico de pragas e da necessidade de desenvolvimento de alternativas para o manejo do cupim no Assentamento Redenção, o objetivo desse trabalho foi manejar o cupim utilizando o triturado de nim. Para tanto o triturado de nim foi testado em três dosagens (i) 250 g/L, (ii) 500 g/L e (iii) 1000 g/L. Os triturados de nim foram aplicados diretamente nos cupinzeiros a cada oito dias, realizando-se cinco aplicações. Duas áreas (lotes) foram utilizadas para a realização dos tratamentos. As ações realizadas foram de caráter participativo tendo a participação dos agricultores assentados em todas as etapas da pesquisa-ação. Diminuição da população de cupins foi verificada com a aplicação de triturado de nim, não sendo verificados insetos nos cupinzeiros onde foram aplicadas as dosagens de 250 g/L e 1000 g/L. Baixa população de cupins foi verificada quando se aplicou a dosagem de 500 g/L, quando comparado com o cupinzeiro que não recebeu o tratamento com triturados de nim. Conclui-se que triturado de nim é uma alternativa promissora para o manejo do cupim
Descrição: LOPES, E. de S. Supressão agroecológica de cupim com triturado de Nim no Assentamento Redenção. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação, Especialização em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19434
Aparece nas coleções:II - EA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvânia de Souza Lopes_protected.pdfPDF - Edvânia de Souza Lopes. pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.