Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19439
Título: (Des)construindo a princesa clássica: um estudo do feminino no conto de fadas
Autor(es): Lima, Jamylli Ferreira de
Palavras-chave: Literatura infantil
Representação
Gênero feminino
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo uma análise das representações femininas na literatura infantil através da investigação de dois contos de fadas o clássico dos irmãos Grimm “A Bela Adormecida” e “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Observamos as imagens reproduzidas pela literatura, sob o ponto de vista sociológico e dos estudos do gênero, para entender quais os modelos e ideais do feminino que são perpassados por meio destas representações da mulher no século XIX através do conto clássico, e a subversão dos antigos modelos na representação da mulher moderna, através de “A moça tecelã”. Para nossa fundamentação teórica utilizamos as contribuições de autores tais como Cademartori (2006), Candido (2000), Beauvoir (2016), Foucault (2014), Woolf (2014) e Kolontai (2011). Através do estudo analítico dos contos é possível discutir questões pertinentes as problemáticas de desigualdade de gênero, a opressão legitimada da qual as mulheres sofreram durante séculos a fio, e a mudança desse quadro com sangue e suor derramado nas lutas pelos direitos das mulheres, que mudam completamente os modelos esperados do feminino, e consequentemente suas formas de representação.
Descrição: LIMA, J. F. de. (Des)construindo a princesa clássica: um estudo do feminino no conto de fadas. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19439
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamylli Ferreira de Lima.pdfPDF - Jamylli Ferreira de Lima4.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.