Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19444
Título: Entre a imagem da Deusa e do Deus ver-se-á a ordem do discurso da Grande Rainha em As Brumas de Avalon
Autor(es): Silva, Raquel Paula da
Palavras-chave: Discurso
Religião
As Brumas de Avalon
Data do documento: 2018
Resumo: A literatura é uma manifestação artística que, ao longo dos tempos, registra as transformações culturais e históricas que ocorrem nas sociedades. Esta arte, está diretamente vinculada a linguagem e, por conseguinte, ligada à palavra, assim, seu principal objetivo, é refletir a imagem da sociedade, a partir da realidade, provocando a imitação do mundo exterior, por intermédio de histórias de ficção. Propomos nesta Monografia, como categoria temática, demonstrar o discurso religioso, utilizando como objeto de estudo, a personagem Gwenhwyfar, relacionando seu discurso aos mecanismos de exclusão internos e externos, sob a perspectiva foucaultiana. Para definirmos os pontos relativos a religião, que leva em consideração o momento histórico vivenciado na obra, utilizamos a perspectiva teórica de estudiosos como: Barros (1995), Campbell (1990), Eliade (1992) e Ribeiro (2005). Enquanto, para os aspectos discursivos, servimo-nos da contribuição de Foucault (1996), Maingueneau (2015) e Revel (2005). A análise mostrou que o discurso e o poder caminham lado a lado e estabelecem entre si uma relação intrínseca, uma vez que conseguem persuadir as pessoas. Ainda mais, podemos considerar que o desejo é a única forma de saciar o poder, uma vez que na análise discursiva abordada, a personagem Gwenhwyfar, consegue atingir seus objetivos, por intermédio de situações comunicativas altamente persuasivas.
Descrição: SILVA, R. P. da. Entre a imagem da Deusa e do Deus ver-se-á a ordem do discurso da Grande Rainha em As Brumas de Avalon. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19444
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Paula da Silva.pdfPDF - Raquel Paula da Silva4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.