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dc.contributor.authorVieira, Ana Paula Cassimiro-
dc.date.accessioned2019-05-27T18:44:33Z-
dc.date.available2019-05-27T18:44:33Z-
dc.date.issued2018-09-16-
dc.identifier.otherCDD 649.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19462-
dc.descriptionVIEIRA, A. P. C. Controle e fiscalização da publicidade de alimentos para crianças. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo abordar os aspectos do controle e fiscalização da publicidade de alimentos voltadas ao público infantil. O trabalho em primeiro analisa o desenvolvimento da ampliação da matéria do Direito à Alimentação, destacando-se como o controle do marketing passou a ser exercido nesta matéria, e em especial no ambiente escolar. É realizada a abordagem do processo de desenvolvimento cognitivo para a compreensão da especialidade da matéria e da proteção do mercado infantil quando comparados aos demais consumidores, reconhecendo a sua hipervulnerabilidade. Apesar da inexistência de uma legislação específica que englobe a publicidade infantil, o ordenamento jurídico brasileiro contempla normas que podem e são utilizadas como fundamento para a proteção da criança como consumidora, através de disposições na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código de Defesa do Consumidor e de tratados internacionais de Direitos Humanos. Ao dispor na Lei nº 8.079/90, sobre publicidade abusiva e enganosa considera ilícitos comerciais que se valham ou manipulem o universo lúdico infantil. É analisado os mecanismos que atuam no controle e na fiscalização publicitária no sistema misto brasileiro: a regulação estatal e a autorregulamentação por parte do próprio mercado, através do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e de Compromissos Públicos assumidos em responsabilidade com a proteção da criança no mercado de consumo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Osvaldo Freitas de Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectDireito da criançapt_BR
dc.subjectPublicidade infantilpt_BR
dc.subjectRegulamentação publicitáriapt_BR
dc.titleControle e fiscalização da publicidade de alimentos para criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

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