Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Luciano Cavalcanti de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T19:01:17Z | - |
dc.date.available | 2019-05-27T19:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 346.81 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19463 | - |
dc.description | ASSIS, L. C. de. Educação infantil: o dever complementar do Estado em relação à família. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata da educação infantil como responsabilidade primordial da família e de forma suplementar do Estado. O tema está proposto na Constituição Federal de 1988. A referida proposição discorre sobre os em bates atuais da alegada educação. De forma crítica construtiva, apresenta a grande problemática enfrentada pelas famílias da sociedade contemporânea, bem como propõe, de forma Legal, caminhos que podem amenizar os choques ora presenciados entre a família, a sociedade e o Estado. A presente obra desenvolve a discussão começando pelo significado da palavra educação, buscando seu significado na fonte do vocábulo que ora diga-se verte do latim. Tendo sua origem formada pela junção de duas palavras: exquee ducere. Daí então se passa ao desenrolar do tema ora proposto, onde, educar é o ato de instruir e ensinar pessoas. O trabalho em tela mostra as celeumas entre as instituições responsáveis pela educação da criança, demonstrando que em não poucos momentos um instituto tem violado o direito do outro e que, neste meio tempo, a família é a que mais tem sofrido nos choques da atualidade. Depois de razoar sobre os diferentes tempo e épocas, o presente escrito demonstra que há distinção entre a função dos mesmos entes e que cada um deve respeitar a área de atuação do outro, principalmente o Estado como a pessoa mais forte nesta descrita relação. Depois disto, a conclusão da presente obra apresenta de forma sutil e modesta, o seu parecer sem com tudo, afirmar de forma categórica o que tem de ser. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Hugo Gomes Zaher | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Constituição federal | pt_BR |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Educação infantil: o dever complementar do Estado em relação à família | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | V - EPJ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciano Cavalcanti de Assis.pdf | Luciano Cavalcanti de Assis | 6.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.