Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19468
Título: O estágio supervisionado na formação do professor de geografia: da teoria à prática
Autor(es): Gonçalves, Vanessa Cristina
Palavras-chave: Geografia
Estágio supervisionado
Teoria
Prática
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo traz uma discussão sobre a contribuição do estágio supervisionado na trajetória dos futuros profissionais dos cursos de licenciaturas. Visto que este momento possibilita a relação entre a teoria e a prática, viabilizando os conhecimentos do campo de trabalho, os conhecimentos pedagógicos e os da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além disso, tem como objetivo discutir a importância da teoria e da prática na formação de professores no estágio supervisionado em geografia e discutir a inclusão do mesmo no ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico, que possibilitou a compreensão do processo de ensino-aprendizagem necessário a realidade da profissão. Valendo-se da vivência e experiência estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, localizada na cidade de Gurinhém – PB, o qual ocorreu no ano de 2015, na fase final do curso de Licenciatura em Geografia, na disciplina de Estágio Supervisionado II, pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Esse momento trouxe considerações duplamente válidas, onde por um lado a importância de se espelhar sempre em bons profissionais, levando na bagagem a prática pedagógica de ser um profissional com habilidades de transformação, consciente do nosso papel e da influência no cotidiano do contexto educacional, por outro lado advertindo para a necessidade de formar educandos atentos e conscientes de sua importância para a sociedade atual, tentando mostrar meios e pontos necessários de exercerem seus conhecimentos adquiridos em sala de aula a realidade do meio que estão inseridos.
Descrição: GONÇALVES, V. C. O estágio supervisionado na formação do professor de geografia: da teoria à prática. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19468
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Cristina Gonçalves.pdfPDF - Vanessa Cristina Gonçalves2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.