Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1948
Título: Alfabetização e letramento no 2º ano: prática indissociável no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Pereira, Hosana Veloso
Palavras-chave: Educação Infantil
Alfabetização
Letramento
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente estudo aborda a prática de ensino e aprendizagem envolvidos nos processos de alfabetização e letramento, visando identificar como tais processos podem ser trabalhados de forma articulada e contribuir para o desenvolvimento linguístico da criança. Além disso, busca identificar e analisar os tipos de prática que a professora utiliza para o desenvolvimento no processo de aquisição da linguagem oral e escrita e, se ambos, decorrem a partir de práticas sociais do uso da linguagem. A pesquisa foi realizada na sala de aula do 2º ano, com uma turma formada por 12 alunos de uma escola pública, na zona rural do município de Queimadas-PB, Brasil. Contudo, para a dimensão desse Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a análise é de apenas uma amostra de três alunos com idade entre 8 e 9 anos. A partir da temática em estudo buscou-se dialogar com alguns estudiosos, tais como: Soares, Rojo, Tfouni, dentre outros, que discorrem sobre o assunto. Adotamos a pesquisa qualitativa de perspectiva etnográfica, a qual se justifica mediante sua relevância social e interesse pelo estudo do tema e, um aprofundamento teórico a cerca dos conceitos de alfabetização e letramento para o pedagogo em, sua formação inicial, bem como contribui para uma reflexão por parte dos profissionais da educação, em torno da aquisição da leitura e escrita pelas crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental. Os dados empíricos são apresentados e analisados em dois momentos que denominamos de aula e conversa informal. O resultado dos dados sinaliza para a compreensão de que mesmo o aluno dos anos iniciais demonstrando deficiência em algumas das quatro habilidades básicas da linguagem como: ouvir, falar, ler e escrever, quando orientado, pedagogicamente, pelo professor pode surpreender, com suas idéias na elaboração de suas atividades falada ou escrita, orientações estas que se dão através de situações reais, tanto por meio da escrita quanto da oralidade, promovidas por práticas que possam de fato, superar possíveis dificuldades enfrentadas pelos alunos.
Descrição: Pereira, H. V. Alfabetização e letramento no 2º ano: prática indissociável no processo de ensino aprendizagem. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1948
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana Veloso Pereira.pdfHosana Veloso Pereira874.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.