Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19480
Título: As condições de trabalho e de saúde das professoras da rede municipal de ensino de Serra de São Bento - RN
Autor(es): Nascimento, Israel dos Santos
Palavras-chave: Docência
Condições de trabalho
Precarização do trabalho
Adoecimentos
Precarização da saúde
Data do documento: 2018
Resumo: No presente trabalho buscamos averiguar as condições e relações de trabalho vivenciadas pelos professores do município de Serra de São Bento – RN e seus reflexos na qualidade de vida e na saúde desses sujeitos. Partimos do pressuposto que o trabalho docente tem sido cada vez marcado por condições adversas, tais como dupla jornada de trabalho, contratos de trabalho precários, escolas e salas de aula superlotadas, falta de material didático pedagógico, exigências de metas etc. Tais fatores contribuem para o cansaço e mesmo esgotamento físico e mental dos professores e professoras e, consequentemente para uma má qualidade de vida, acarretando igualmente vários adoecimentos. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, baseada em dados qualitativo e quantitativos, os quais foram colhidos através de pesquisa de campo, realizada na rede municipal de ensino do município de Serra de São Bento – RN. Os dados foram sistematizados com o auxílio do SPSS, após o qual foram analisados à luz da literatura especializada. Constatamos que os professores de Serra de São Bento – RN estão vulneráveis a adoecimentos físicos e mentais tais como transtornos depressivos, síndromes do pânico e problemas osteomusculares. Por se tratar de uma pesquisa de cunho exploratório, constata-se a necessidade de outros estudos que possam aprofundar esses primeiros achados. Realçamos, no entanto, a necessidade de políticas públicas de valorização profissional que impliquem em melhorias nas condições de vida e de trabalho dos professores.
Descrição: NASCIMENTO, I. dos S. As condições de trabalho e de saúde das professoras da rede municipal de ensino de Serra de São Bento - RN. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19480
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Israel dos Santos Nascimento.pdfPDF - Israel dos Santos Nascimento6.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.